terça-feira, 29 de abril de 2014

sobre o encenador..

Eduardo Tolentino
encenador de Um Picasso
estreia dia 2 de maio de 2014 | CTB

Eduardo Tolentino é um proeminente diretor de teatro que nasceu no Rio de Janeiro, Brasil. Em 1979 fundou o Grupo TAPA e o primeiro espetáculo que dirigiu foi Apenas um Conto de Fadas, uma peça de teatro infantil da sua autoria. Em 1986 transfere-se com o TAPA para a cidade de São Paulo, onde ocupa o Teatro da Aliança Francesa, que
passa a ser a sede do grupo. Desde então, encenou autores como: Jean Tardieu, William Makepeace Thackeray, José Wilker, Nelson Rodrigues, Carlo Collodi e J. B. Priestley, Maquiavel, Henrik Ibsen, Molière, Thornton Wilder, Celso Luiz Paulini, Antônio Bivar, William Shakespeare, Plínio Marcos, Oduvaldo Vianna Filho, Domingos de Oliveira, Millôr Fernandes, Bernard  Shaw, Oscar Wilde, Daniel Besse, Hélio Sussekind, entre outros.
Em 2010 foi premiado com o APCA de melhor espetáculo e teve duas indicações ao Prémio Shell, com o espetáculo Doze Homens e uma Sentença de Reginald Rose, um sucesso do cinema nos anos 50.
Em 2011 o Grupo TAPA publicou o primeiro volume de traduções de peças curtas de Tennessee Williams. Foi indicado novamente para o prémio Shell, pela dedicação do grupo na manutenção do teatro de repertório, com destaque para as Mostras de Verão do Grupo TAPA.

Sem comentários:

Enviar um comentário